fbpx

Quando as circunstâncias (e não as metas) comandam sua vida.

Como ter sucesso controlando suas circunstânciasVocê está escrevendo a história da sua vida, ou está deixando outras pessoas ou as circunstâncias escreverem por você? Você pode não se considerar um seguidor ou seguidora, mas aqui vão alguns sinais de que você não está no comando da sua vida:

Você não gosta do seu emprego – Talvez você tenha escolhido trabalhar em algo porque era mais fácil ou mais seguro do que trabalhar com o que você ama realmente. Talvez você tenha escolhido determinada carreira por pressão de sua família. Ou você precisa desse trabalho para manter sua família.

Você vive no limite do seu salário – O problema é maior do que apenas a falta de dinheiro. Geralmente tem relação com a sua falta de prioridade. Se a sua prioridade é pagar financiamento do carro novo, ou comprar os supérfluos que você “não pode viver sem”, então suas prioridades estão erradas.

Você se sente obrigado a fazer coisas que você não quer fazer. A sua obrigação mais primordial é, primeiramente, com você mesmo (a). Você não vai conseguir salvar o mundo se você se sentir miserável ou sem controle da situação. E isso incluir sua vida financeira, religiosa, pessoal, profissional, etc.

Liderar sua vida não é uma tarefa fácil! Significa que você tem que se liberar de várias imposições e conceitos pré-estabelecidos. Essa liberdade, a princípio, pode ser assustadora  e até mesmo dolorosa, e são essas as principais razões que levam apenas algumas poucas pessoas a assumir o controle total e irrestrito de sua vida. É muito mais fácil apenas seguir as imposições alheias, mesmo que isso o deixe com a sensação de vazio interior.

 

Aqui vão 7 regras que vão ajudá-lo a começar viver uma vida que vale a pena:

Regra número Um: Nunca deixe outra pessoa ditar os termos pelos quais você deve viver sua vida.

Nem seus pais. Nem seu marido/esposa. Nem seus filhos. Liderar sua vida significa que você pode ouvir sugestões de outras pessoas, mas a decisão final é SUA. Isso quer dizer que a escolha da sua carreira, relacionamentos, crenças e estilo de vida serão julgados apenas por você, não por outras pessoas.

Essa regra se aplica especialmente se você tem dúvidas. Não deixe seus momentos de dúvida se tornarem uma fraqueza a ser explorada por outras pessoas. Ainda sem rumo para dar à sua vida? Sem problema. Apenas não sente passivamente e deixe outras pessoas decidirem por você.

Regra número Dois: Não se permita ser aprisionado pelo consumismo (de qualquer tipo!).

Consumismo de qualquer tipo (tanto o de bens materiais quanto o de informações inúteis, passando por consumo de ideias sem sentido) são prejudiciais para nossa sanidade financeira e mental. Essas coisas tiram o foco do que é realmente importante para nós. E o mundo está cheio dessas coisas. Não deixe que elas fiquem no caminho do que é importante! Quando você fica aprisionado por qualquer tipo de consumismo, você não está mais liderando sua vida! Questione-se: se eu tivesse que abrir mão de 90% das minhas coisas amanhã para perseguir meu sonho, meu desejo mais ardente, eu o faria de modo fácil e sem sofrimento? Se você hesitar, talvez a sua habilidade de comandar sua vida foi enfraquecida pela sua ligação extrema com suas coisas.

Regra número três: Domine o dinheiro. Não deixe o dinheiro dominar você.

Dinheiro é um recurso para ser aplicado para liderar sua vida. Você pode usá-lo para ter uma vida sem muitos percalços, usá-lo para ficar em um trabalho com sentido para você e aplicá-lo para auxiliar em seu aprendizado e crescimento. Mas se você está vivendo de pagamento em pagamento, o dinheiro está no controle.

Aqui vão algumas sugestões de objetivos que você pode ter para se colocar na posição de dominar o dinheiro em sua vida:

  • Mantenha, pelo menos, o equivalente a 6 meses de salário guardados no banco para emergências.
  • Seu estilo de vida deve expandir em uma taxa bem menor do que a sua renda cresce.
  • Tenha capacidade de reduzir drasticamente suas despesas se você precisar.

Liberdade financeira não significa ter a habilidade de comprar tudo o que você deseja ou viver cercado de luxos. Significa que o dinheiro se torna uma ferramenta e não uma distração no processo de liderar sua vida

Regra número Quatro: Coloque-se em primeiro lugar nos seus relacionamentos.

Primeiramente não, não se trata de egoísmo. Quero apenas lembrá-lo que você não pode salvar o mundo se você se sentir enfraquecido, miserável, comandado por outras pessoas ou circunstâncias.

Sabe aquelas pessoas que não suportam estar solteiras? Eles se livram de um relacionamento ruim  apenas para entrar em outro péssimo logo em seguida.

E por quê? Porque elas colocam muito das suas necessidades dependente da outra pessoa. Sem suporte emocional, essas relações não vão sobreviver.

Em qualquer relacionamento, você deve ser a pessoa que vem em primeiro lugar. Isso significa que, mesmo que você adore estar neste relacionamento, ele não é o maior propósito de sua vida.

O seu propósito de vida e liderar você mesmo deve vir antes de qualquer relação que você assumir. É fato que, quando você faz isso, você é capaz de ter uma relação muito mais saudável e íntima, pois não há motivo para ciúme ou possessão.

Regra número Cinco: Nunca terceirize seu pensamento.

“Você pode dividir a comida entre os homens mas cada um deve digeri-la individualmente.” – Howard Roark em Vontade Indômita, filme de 1949.

Liderar sua própria vida significa liderar também suas crenças. Significa não aceitar nada a menos que você tenha passado pelo seu filtro da razão e ache que ela é uma crença ou verdade que realmente serve para sua vida. Pense criticamente sobre todas as coisas que aparecerem à sua frente. São grandes as chances de você encontrar certos pensamentos flutuando à sua volta que não lhe servem, mas que a maioria aceita de bom grado por se tratar de senso comum. Fuja disso.

Regra número Seis: Nossas habilidades podem ser treinadas.

Nunca aceite uma visão fatalística da vida. Alguém um dia disse a você que você não era inteligente o suficiente, era preguiçoso, não tinha força de vontade, coragem, carisma ou algo do gênero? Ignore-o. Você já disse a você mesmo que você não tem talento? Ignore-se!

Comece com a suposição de que qualquer habilidade pode ser treinada. Você ficaria surpreso em saber quantas pessoas se consideraram introvertidos e envergonhados durante a vida toda e hoje em dia são excelente oradores, motivando multidões em palestras. Comece com a crença de que você não tem ideia de onde estão ou como estão seus talentos até que você os treine!!

Regra número Sete: Seu propósito vem de suas habilidade criativa.

Quer saber qual é o seu propósito de vida? Olhe-se no espelho: aí está seu propósito e também o seu meio de realizá-lo!

Propósito é a sua habilidade de pegar sua energia criativa e transformá-la em algo de valor para o mundo. Você e eu podemos ter meios diferentes de fazer isso mas o propósito de entregar valor será sempre o mesmo. Você pode ser um gerente desenvolvendo a arte de lidar com pessoas. Pode ser um programador exercendo a arte do conhecimento dos algoritmos ou um empreendedor aprimorando a arte dos negócios

Não se preocupe se você não encontrou o seu meio de realizar seu propósito. Uma vez que você tenha contato com o senso de propósito de sua vida, e que venha do fundo de sua alma, esse será seu maior ativo. Com essa crença, você passa a ser o líder de sua vida!


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.