fbpx

Você está preparado para vencer?

Voce Esta preparado para vencer?

Quanto tempo alguém pode lutar por um objetivo sem fraquejar ou desistir?

Por quantas semanas, meses, anos ou décadas alguém consegue trabalhar de sol a sol até ver o resultado de seus planos se concretizar?

Você permanece firme em sua decisão de alcançar um objetivo maior, mesmo quando o tédio toma conta das suas ações?

Se você é uma pessoa inconstante em perseguir suas metas, esse artigo é para você.

Outro dia eu estava lendo um artigo em uma revista de fitness gringa, onde o repórter questionava um coach de atletas olímpicos e outros de altíssima performance, qual era a diferença entre o atleta profissional (e de destaque), do amador bem aplicado.

Ele mencionava brevemente os fatores tradicionais como biotipo, talento e sorte. Mas em deu ênfase em um fator que raramente passa por nossa cabeça enquanto buscarmos a motivação sem fim para concluirmos nossos projetos.

Ele disse: “em um certo momento, vai se sobressair aquele que consegue lidar melhor com o tédio do treino diário, fazendo as mesmas séries de exercício, os mesmos movimentos, tendo a mesma rotina, dia-após-dia.”

Uau!

Quando fazemos planos para a execução de algum sonho nosso, temos apenas uma vaga noção de quanto esforço terá que ser dispendido a partir do início da jornada, até o glorioso momento de conclusão e de colher os louros da batalha.

Algumas vezes nós até conseguimos imaginar o início da trilha que nos aguarda, assim como podemos ter uma visão bem clara sobre o resultado final desejado. Mas é raro alguém desenvolver uma previsão do tédio que terá que superar diversas vezes ao longo desse caminho.

A maioria das pessoas dá ênfase apenas à motivação. A impressão que se tem é que algumas das figuras nas quais nos espelhamos, vivem suas vidas em estado de energia infinita. Que elas tem alguma fonte de força de vontade inesgotável vinda de algum lugar obscuro e inacessível à você ou à mim. E que elas estão imersas uma paixão sobre-humana em seu trabalho ou seu campo de atuação. Geralmente elas proferem frases como “eu faço o que amo e tenho intensa paixão pelo meu trabalho!” insinuando que, se você for apaixonado pelo que faz, você também terá esse tipo de sucesso e que, a paixão em si, é a garantia de atingir o sucesso….

Penso que, ou estamos nos espelhando em seres não-humanos, ou que estes seres humanos não mostram o lado não-glamouroso em público!

Quando vejo gente desistindo pelo caminho, colocando um ponto final em seus sonhos “inalcançáveis”, penso em quantas vezes aquela pessoa leu uma frase de auto-ajuda tentando se motivar, achando que “se fulano conseguiu, eu também consigo!” e se sentiu um fracasso por não ter sido igual àquele fulano.

Absolutamente ninguém fala sobre como superar o tédio da rotina sem tirar o olho do grande prêmio!

Voltando ao coach da reportagem que li, o que ele quis dizer é que as pessoas bem-sucedidas, sentem o mesmo tipo de tédio e aborrecimento que nós sentimos e que não há uma pílula mágica da motivação que os façam se sentir motivados e energizados todos os dias!

A diferença é que as pessoas bem-sucedidas mostram comprometimento em “bater o cartão” todos os dias e não deixam o sentimento de tédio determinar suas ações no curto, médio ou longo prazos. Eles mostram habilidade em realizar o trabalho necessário para atingir suas metas mesmo quando a situação não é fácil, nem divertida, nem favorável. Elas são (ou se tornaram) APAIXONADAS PELO PROCESSO.

Que processo?

O processo todo que você tem que passar até chegar lá!

A verdade é que é até que bem fácil você realizar alguma coisa quando está super motivado. Pense nas vezes em que você se quis desenvolver o hábito de fazer atividade física ou ter uma alimentação mais saudável. Foram os melhores dois dias de sua vida, não foram? (Pausa para gargalhada escandalosa!)

Mas para alcançar sua meta, fatalmente você terá que encarar os períodos de tédio. Você tem que encarar todo esse processo que é estabelecer e alcançar uma meta!

E o que fazer para ultrapassar esses momentos com a menor probabilidade de falha possível?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares, não é mesmo?

Existem vários caminhos, mas o mais certeiro deles é apaixonar-se pelo processo.

Se você quer emagrecer, apaixone-se pelo processo de se exercitar mais e se alimentar melhor.

Se você quer ser um escritor ou escritora, apaixone-se pelo processo da escrita.

Se você quer se tornar melhor em qualquer coisa, apaixone-se pelo processo de ser melhor naquilo que você definiu como meta para você.

Apaixonar-se pelo processo (e não somente pelo resultado final dele!!) é a fórmula para persistir e conseguir!

RESUMINDO: a sua capacidade de superar os momentos de tédio ao longo da jornada é muito mais valiosa, e é o que vai levar você muito mais além em suas conquistas, do que apenas a motivação sozinha jamais conseguirá!

Não dependa apenas da motivação! Apaixone-se pelo processo!

 

Até a próxima!

Abraço,

Patrícia


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.