fbpx

Você tem o hábito de realizar “Prática Deliberada”?

A prática deliberada e os mestres do universo.

Você já se perguntou o que difere VOCÊ daquelas pessoas que são mestres em alcançar seus objetivos?

Sabe o que eles fazem de diferente e como eles agem para ter sucesso?

Quer saber quanto tempo leva para se atingir o ponto máximo da performance em sua área de atuação?

Hoje vamos revelar a você uma ferramenta que Tiger Woods, Arnold Schwarzenegger, Mozart e muitos outros usaram e usam para serem mestres no que fazem!

Você já deve ter lido em algum lugar sobre a teoria das “10.000 horas” de prática. Se não sabe do que estou falando, leia até o final para entender.

Existe uma teoria que foi popularizada por Malcolm Gladwell, que diz que os grandes artistas, desportistas, músicos ou qualquer pessoa de destaque em seu campo de atuação, levou em torno de 10.000 horas de prática até aperfeiçoar seu talento e ter sucesso. Que a prática da sua habilidade por volta deste montante de tempo, o torna expert em sua área de atuação.

Mas será mesmo que a mera quantidade de horas praticadas faz com que sua performance se torne impecavelmente perfeita?

A realidade é que não.

10.000 horas de prática realizadas de forma errada serão meramente 10.000 horas perdidas.

Se você pensa que comparecer e realizar seu trabalho junto com as outras pessoas de forma consistente é a razão que lhe trará sucesso, pense novamente: você não está fazendo nada além do necessário para ser bem-sucedido.

O que nos traz à ação da Prática Deliberada.

O que é Prática Deliberada?

O sucesso não é simplesmente o produto de 10 anos ou 10 mil horas de prática. Para existir a evolução e o aperfeiçoamento, devemos prestar atenção na maneira como realizamos nossas tarefas.

Devemos estar atentos às habilidades que queremos desenvolver e como vamos desenvolvê-las.

Para entender melhor o conceito, entender exatamente o que precisamos fazer para desenvolver todo nosso potencial para dominar absolutamente qualquer coisa em nossa área de atuação, vamos ilustrar com este relato de um coach da seleção norte-americana de basquete.

Do treinador Robert do time de basquete dos Estados Unidos vem a explicação de como se realiza uma Prática Deliberada:

“Eu fui convidado para ir a Las Vegas para auxiliar a seleção de basquete dos Estados Unidos com o condicionamento, antes de irem a Londres. Seria a primeira vez que eu trabalharia com Kobe Bryant.

 

Na noite anterior ao primeiro treino, eu tinha acabado de assistir “Casablanca” pela primeira vez e eram em torno de 3h30 da manhã.

 

Alguns minutos mais tarde, eu estava na cama, pegando no sono, quando ouvi meu celular tocando. Era Kobe. Eu atendi.

 

‘Hey, Rob, espero não estar atrapalhando nada!’

‘Uhh, não, o que houve Kobe.’

‘Queria saber se você pode me ajudar com algum trabalho de condicionamento, só isso.’

 

Chequei meu relógio. 4h15 da manhã.

 

‘Sim, claro, estarei aí logo.’

 

Levou-me em torno de 20 minutos para pegar meu equipamento e sair do hotel. Quando eu cheguei e abri a porta da quadra, eu vi Kobe. Sozinho. Ele estava coberto de suor como se ele tivesse acabado de sair de uma piscina. Não eram nem 5h da manhã.

 

Nós realizamos o trabalho de condicionamento por uma hora e quinze minutos. Depois, entramos na sala de musculação onde ele fez um multitude de exercícios de força pelos próximos 45 minutos. Depois disso, cada um foi para um lado. Ele voltou para a quadra e eu fui para o hotel e apaguei. Uau.

 

Estava marcado para eu estar de volta ao ginásio novamente as 11h da manhã.

 

Acordei sonolento, com vários efeitos colaterais dessa privação do sono. (Obrigada, Kobe.)

 

Comi alguma coisa e fui até ao ginásio.

 

Essa parte eu me lembro vividamente. Todos os jogadores do time estavam ali. LeBron conversando com Carmelo e o treinador Krzyzewski estava tentando explicar algo para Kevin Durant. Do lado direito do ginásio, Kobe estava sozinho, praticando “enterradas”.

 

Fui até ele, dei um tapinha nas costas e disse: ‘Ótimo trabalho essa manhã.’

 

‘Hein?’

‘O trabalho de condicionamento. Foi um ótimo trabalho.’

‘Ah, sim, obrigada Rob, fico realmente agradecido.’

‘E então? A que horas você acabou?’

‘Acabei o que?’

‘De terminar seu treino de arremessos. A que horas você saiu daqui?’

‘Ah sim, terminei agora mesmo. Eu queria completar 800 arremessos. Acabei agora mesmo.’

 

Para aqueles que estão prestando atenção no tempo, Kobe Bryant começou seu condicionamento lá pelas 4h30 da manhã, continuou a correr e fazer tiros até as 6h da manhã, levantou pesos das 6h as 7h e finalmente começou o treino de 800 arremessos entre as 7h e 11h da manhã.

 

Ah, sim, e então o resto do time começou a sua prática.”

É óbvio que Kobe Bryant está a caminho de completar suas 10 mil horas de prática, mas a PRÁTICA DELIBERADA é o que realmente importa para os que querem ser bem sucedidos.

Kobe não está simplesmente comparecendo e praticando muito, ELE ESTÁ PRATICANDO COM UM PROPÓSITO.

É notório que ele tinha um objetivo claro em sua prática: ele estava focado em desenvolver sua habilidade em converter as cestas. O tempo que ele dispendeu realizando o treino não foi apenas uma parte das 10 mil horas. Ele não estava apenas comparecendo e realizando trabalho duro junto com o resto do time. Ele estava indo muito além, se esmerando em desenvolver uma habilidade específica.

Quando a maioria de nós fala que trabalhou muito, geralmente nos referimos ao montante de tempo que passamos no escritório (ou onde quer que você trabalhe). “Cara, trabalhei até as 9 da noite ontem!”

Para o seu psicológico e aos olhos dos outros – especialmente os seus superiores – provavelmente pareça uma boa coisa. Mas será que você está realmente desenvolvendo seu trabalho como uma prática deliberada? Polindo seus pontos fracos e melhorando seus pontos fortes?

Além do trabalho, existem muitas outras situações onde devemos praticar deliberadamente.

Pense, por um momento, em seus projetos pessoais, suas metas e seus objetivos: quanto tempo você tem dedicado em prática deliberada para que eles se tornem um sucesso?

Os pesquisadores notaram que as pessoas que são os destaques de cada indústria são absurdamente compromissados com a prática deliberada. Músicos, atletas, presidentes de grandes corporações, empresários, etc, eles não trabalham bastante, apenas. Eles trabalham muito para desenvolver habilidades específicas que eles sabem que serão um diferencial entre ser bem-sucedido ou ser um fracasso.

Como aplicar a Prática Deliberada em sua vida

Eu tenho duas boas notícias para você.

A primeira é que a prática deliberada ajuda a melhorar suas as habilidades cognitivas, ajudando você a diminuir o tempo de aquisição de uma nova habilidade. (Ebaaaaa!!!!)

Como já falei antes, leva em torno de 10 mil horas para se aprimorar uma habilidade até se tornar um mestre em sua execução. Encurtar o caminho através dessa ferramenta já é uma maneira de acelerar a conquista dos seus objetivos.

A segunda boa notícia é que você não precisa se dedicar incansavelmente à prática deliberativa. Você não tem que abrir mão de tudo e virar um ermitão, afastado dos amigos e da família, apenas praticando e corrigindo, praticando e aprimorando. Com apenas uma hora por dia de uma prática deliberada extremamente focada, você vai acumular 30 horas de melhoria significativa em suas habilidades todo mês. São 360 horas por ano!

O que você pode fazer HOJE para iniciar sua prática deliberada.

Primeiramente decida qual das suas habilidades naturais você vai desenvolver.

Mantenha um diário e registre todas as atividades e resultados das atividades resultantes da sua prática.

Lembre-se: é uma prática extremamente personalizada. O que você precisa melhorar, é exclusivamente seu.

É recomendado ter algum suporte externo (professor, coach, etc), principalmente no início, para que você seja direcionado da melhor maneira possível sobre onde e de que maneira você pode melhorar. Além de ter a observação externa de uma pessoa capacitada que vai lhe dizer onde você está errando e como pode consertar isso. (Técnicos de futebol e coach de amamentação fazem isso o tempo todo!!)

Vá além dos seus limites pouco a pouco: não coloque uma meta impossível de ser alcançada. Você pode estabelecer uma meta difícil. Só parta para próxima prática quando conseguir atingir a melhoria que você se propôs.

Grande volume de repetição: se colocarmos você, jogador de várzea, para bater uma bolinha com Neymar, quanta vergonha você acha que vai passar? Suas jogadas podem até ser boas, mas nunca serão precisas como as dele. Agora pense no volume de treino que o Neymar realiza diariamente. Esse é o trabalho dele. Você nunca vai ter o desempenho de um Neymar. A menos que resolva se profissionalizar e treinar muito, todos os dias, quase que o ano inteiro….

Tenha feedback constante e específico: aqui vou reforçar a ideia de um treinador, professor ou coach específico. Infelizmente, todos nós temos nossos pontos cegos. Nós até conseguimos nos desenvolver bem sozinhos durante um determinado período de tempo e até um determinado patamar. Mas chega uma hora que estagnamos. Não temos como enxergar onde é que paramos de evoluir. Aí entra essa figura que vai lhe dar um feedback de todas as suas ações.

Pense em Arnold Schwarzenegger. Ele tinha a mentalidade certa para se desenvolver, mas por trás dele havia Joe Weider, o treinador considerado o pai do fisioculturismo. Também teve Vince Gironda, outra lenda do bodybuilding e dono de academia, além de uma série de outros coaches com muito conhecimento na área que o tornaram o Mister Olympia. Arnold, sozinho, provavelmente não chegaria tão longe.

Eu tenho meus projetos em andamento que exigem de mim o desenvolvimento de habilidades específicas. Antes de mais nada, meus projetos são baseados naquilo que eu mais tenho aptidão, que é ensinar. Éo que eu amo fazer, mais que tudo. Além disso, meus projetos são todos baseados em assuntos que eu adoro trabalhar. Assim consigo me manter super-motivada, mesmo quando o tédio se instala ou quando me sinto sem saber qual é o próximo passo a dar.

E eu trabalho deliberadamente, todos os dias, em minhas práticas. Quando olho bem de perto para as atividades que realizo diariamente, elas não me parecem tão grandes ou mesmo impressionantes. Muitas vezes, eu tenho a impressão que tudo vai colapsar e eu vou acabar falhando. Mas quando olho mais de longe, no médio e longo prazo, e tudo o que consegui atingir até agora, tudo o que me parecia pura luta e frustração, se mostrou sendo minhas habilidades sendo desenvolvidas e crescimento. O que, as vezes, me parece falta de reconhecimento e pouco ganho, é o preço que eu pago para oferecer o meu melhor trabalho, com a certeza das recompensas futuras.

Falando de outra maneira: o que, às vezes, me parece fracasso, é, frequentemente, o fundamento do sucesso!

Eu sei que você também pode pensar da mesma maneira sobre seu trabalho, suas metas e seu legado para a humanidade. Se você combinar a ideia de 10 mil horas de prática com o foco na prática DELIBERADA, você vai deixar muita gente para trás!

Não desperdice suas 10 mil horas apenas praticando no “piloto automático”.

Eu, certamente, não estou!

Um grande abraço!

Patrícia

 


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.